Curiosidades

Ex-membros:

Bon Scott : Suas bandas anteriores incluíram The Fraternity e Valentines, nas quais não realizou trabalho semelhante ao do AC/DC. Outro grupo do qual participou foi o Mount Lofty Rangers. Deste grupo, é interessante procurar ouvir a música "Round and Round|", a qual é cantada por Bon e, apesar de não ser AC/DC, é interessante. Vale lembrar que nem em todas as bandas das quais participou Bon cantava. Bon estava trabalhando como motorista da Banda AC/DC,quando foi chamado para executar o cargo de baterista.Mas logo Bon se tornou o vocalista da banda,pois dizia que o cantor era o que mais pegava garotas na época.
Sua influência musical inicial veio do pai, que era músico em sua cidade natal, na Escócia. Bon tocava bateria e gaita de fole, a qual pode ser conferida em "It's a Long Way to the Top", do álbum High Voltage.
Suas letras abordavam principalmente temas como mulheres, carros, bebida e curtição.
Sua morte até hoje não foi bem explicada,após a turnê de divulgaçao do albúm Highway To Hell pela Europa,Bon resolveu passar uns dias em Londres,para rever amigos.A tragédia teve início numa tradicional noite de bebedeira, coisa que Bon estava realmente acostumado. Bon e um amigo seu, chamado Alistar Kinnear, foram tomar alguns drinks no Music Machine, um clube noturno localizado em Camden Town. Depois de muitas rodadas, a dupla se mandou para Ashby Court, onde Bon vivia naquela época. No caminho, Bon "apagou" no banco de trás do veículo. Kinnear não deu muita bola e seguiu adiante. Quando chegou na casa do vocalista do AC/DC, Kinnear tentou acordar Bon e levá-lo para a cama, porém não conseguiu acordar seu companheiro, que estava num avançado estado de embriaguez. Kinnear desistiu da idéia e seguiu dirigindo para seu próprio apartamento. Chegando lá, nova tentativa frustrada de tirar o amigo bêbado do veículo. O jeito foi deixar Bon ‘dormindo’ no banco de trás do automóvel, um Renault 5. Quando Kinnear voltou na manhã seguinte para ver seu amigo, já era tarde demais. Bon estava morto, praticamente congelado dentro do pequeno automóvel. O sujeito ainda levou o amigo às pressas para o Kings College Hospital, de Londres, que declarou que o músico já chegou sem vida nas dependências do pronto socorro. O atestado de óbito informou que Bon Scott havia falecido em decorrência de envenenamento alcoólico agudo e ‘death by misadventure’ (morte por desventura, ou por desgraça). Nos jornais da época foi também noticiado que o músico teria se sufocado com o próprio vômito e que a baixa temperatura da madrugada e suas constantes crises de asma colaboraram para a tragédia daquela fria manhã de 19 de fevereiro de 1980, um dos dias mais tristes do rock n’ roll.
Após a entrada de Brian Johnson o som do AC/DC mudou mas sem perder sua característica.Perdendo um pouco do balanço e da influência do blues que emanavam de Bon, mas ganhando outras que com Bon talvez nunca seriam exploradas. Bon também é considerado por várias pesquisas um dos melhores cantores do Rock.

Simon Wright : 
Começou a carreira na A II Z, banda do movimento New Wave Of British Heavy Metal fundada no ano de 1979, em Manchester, Inglaterra, pelo guitarrista Gary Owens. A formação consistia em David Owens (vocal), Gary Owens (guitarra), Gam Campbell (baixo), Karl Reti (bateria). Rapidamente obteve reconhecimento em Manchester, conseguindo um selo da Polydor Records, que queria ganhar dinheiro em cima do estouro do movimento NWOBHM. Um álbum single, The Witch Of Berkley, saiu em 1980. Reti foi então substituído por Wright. A banda prontamente se desmanchou. Somente Wright conquistou maior sucesso.
Ele se juntou ao AC/DC após a saída do baterista Phil Rudd, em 1983. A banda gravou 3 discos com Wright na metade dos anos 80 ;Fly on the WallWho Made Who e Blow Up Your Video. Wright deixou o grupo em 1989, sendo substituído por Chris Slade.
Gravou 6 discos com o Dio, sendo o mais recente gravado em 2005, intitulado Evil or Divine. Wright também pode ser ouvido tocando em álbuns de bandas como UFO, Michael Schenker Group e John Norum.
Em 2005, participou de um álbum tributo à banda ícone do Heavy metal, Iron Maiden, sendo esse seu segundo álbum desse tipo. Seu primeiro foi produzido em 1998, intitulado Thunderbolt, tributo aos ex-colegas da banda AC/DC.

Chris Slade : 
Slade certamente ficou mais conhecido em 1989 quando foi convidado para tocar na banda de rock australiana AC/DC, depois que o então baterista Simon Wright separou-se do grupo, para entrar na Banda de Ronnie James Dio. Os irmãos Young (Angus e Malcolm) inicialmente o contrataram temporariamente, mas logo convidaram-no para se unir à banda, durante a gravação do único álbum produzido com ele. Ele então tocou em The Razor's Edge, assim como na turnê desse mesmo álbum. Os irmãos Young, contudo, pediram a Slade para deixar o grupo após quatro anos e trouxeram de volta seu antigo baterista Phil Rudd, declarando que Phil tinha um "ritmo" que se adequava mais ao estilo de rock da banda. Angus Young foi ouvido dizer: "Chris foi provavelmente o melhor músico da banda. Detestamos ter que perdê-lo, mas trazer o Phil de volta compensa sua saída."




Mesmo não sendo tão conhecido pelo mundo afora,Chris Slade é considerado pelos fãs e outros como um dos melhores bateristas do mundo. Outros ainda o consideram melhor que o atual baterista do AC/DC (Phil Rudd). Dono de uma certa velocidade e um bom ritmo, Slade usa bumbos suspensos em sua bateria (aproximadamente na altura da cabeça) sendo essa sua marca registrada.
Depois disso, Slade foi morar no Reino Unido até receber uma ligação de Geoff Downes, membro da banda de rock progressivo Asia, na qual permaneceu por seis anos, até sua saída, em 2005.

Membros atuais : 
Brian Johnson : 
O primeiro álbum de Brian com o AC/DC foi "Back In Black", que é o segundo álbum mais vendido de todos os tempos e também é o álbum mais vendido do que qualquer banda. Em 1997, Brian gravou com a banda "Jackyl" a música "Locked and Loaded", e em 2002 escreveu a da música "Kill The Sunshine" do álbum "Relentless".


Brian entrou na banda AC/DC substituindo o vocalista Bon Scott, após a sua morte. Um fã de 14 anos enviou uma carta aoAC/DC, falando do vocalista Brian Johnson da banda Geordie. Malcolm Young se lembrou de show que tinha ido com o próprio Bon Scott e os dois tinham comentado que grande vocalista Brian era. Então a banda chamou-o para uma audição, e até os dias atuais Brian é o vocalista da banda.


Brian Johnson nasceu em Gateshead na Inglaterra. Ele é decendente de escocês e italiano, é o mais velho dos quatro irmãos. O pai de Brian, Alan, foi sargento-major do Exército Britânico de Durham e mineirador de carvão. Sua mãe, Esther De Luca era uma italiana de Frascati. Quando jovem Brian fez vários shows com a banda "Scouts", apareceu em um programa que foi ao ar na televisão e entrou para o coro da igreja local.


A primeira banda de Brian foi "Goby Desert Canoe Club". Ele também estava em uma banda chamada "Fresh". A partir de 1970, Brian tocou com a banda "The Jasper Hart Band", tocando músicas do musical "Hair", músicas de soft-rock e música pop daquela época. Ele e os outros membros da banda formaram a banda "Geordie". Com o primeiro e único single solo, "I can't Forgert You Now" foi lançado pelo "Geordie", em Janeiro de 1976 no Red Bus. Em 1982, uma compilação de 1973 - 1976, incluindo 10 músicas do "Geordie" foi divulgado como álbum solo de Brian Johnson, intitulado "Strange Man" pela MCA. O CD americano de 1989, "Keep On Rocking", com as dozes músicas mais conhecidas da banda foi lançado como o nome "Brian Johnson & Geordie". Em 1991 foi lançado um CD na Austrália, chamado "Rockin With The Boys" uma compilação com canções de 1972 - 1976.
Após a morte do vocalista Bon Scott, em 19 de fevereiro de 1980, Brian Johnson assume os vocais do AC/DC(Angus Young, Malcolm Young, Cliff Williams e Phil Rudd) estreando com a banda em maio de 1980. Na audição do AC/DC, Brian cantou as canções "Whole Lotta Rosie" (AC/DC) e "Nutbush City Limits" (Ike & Tina Turner). Alguns dias depois, a banda anunciou que Brian seria o novo vocalista do AC/DC. Após alguns shows, a banda grava, nas ilhas Bahamas, o álbum Back in Black, considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos. O disco se transforma num grande sucesso comercial, vendendo mais de 43 milhões de cópias perdendo apenas para Thriller de Michael Jackson que vendeu mais de 108 milhões de copias atualmente. Em 1981, foi lançado For Those About to Rock foi também um album bem sucedido e tornou-se o primeiro álbum de hard rock a atingir o 1º lugar nos Estados Unidos,e aos poucos foi superando Back in Black. Ao longo da década de 80, Brian co-escreveu todas as músicas do AC/DC junto com Angus Young e Malcolm Young, até que questões pessoais o ausentou durante a elaboração do álbum "The Razor's Edge" em 1990. Desde então, os irmãos Young tem escrito todo o material do AC/DC. Em 2008, eles lançaram seu novo álbum (o décimo, com Brian), "Black Ice". Brian Johnson frequentemente usa boné no palco e fora dele. Originalmente, ele usa uma boina, que é considerada como um símbolo de sua conurbação nativa, Tyneside. Seu irmão sugeriu para que Brian usasse a boina no palco para evitar que o suor caísse de seu grosso cabelo encaracolado em seus olhos enquanto cantava.
Quando não está no palco, Brian adora jogar golfe e é considerado um dos melhores rockstars golfistas do mundo, junto de Alice Cooper, Nicko McBrain e Dave Murray. Como a maioria dos inglêses, Brian adora futebol e tem como clube de coração o Newcastle United e não faz questão de esconder sua paixão pelo alvi-negro inglês, chegando a se apresentar em alguns shows com a camisa do time.
Um entusiasta piloto de carro, Brian Johnson atualmente participa de corrida de carros antigos em todo os Estados Unidos, com carros como Royale RP-4 e um Pilbeam MP84. Em Julho de 2009 Brian apareceu como a "Estrela" no quadro "Reasonably Priced Car" do programa de TV da BBC, Top Gear. Seu tempo foi de 1:45.9 empatando com Simon Cowell e Kevin McCloud na segunda posição com um Chevrolet Lacetti, apenas 0.1 segundo atrás de Jay Kay. Ele também fez uma aparição no filme de 2005 Goal! onde aparece como um fã do Newcastle United em um bar da Califórnia, assistindo a um jogo do Newcastle. No jogo "Call Of Duty: Finest Hour", ele faz a voz do Sargento das forças britânicas, Starkey.
Brian casou pela primeira vez com Carol, em 1968. Eles se divorciaram durante a gravação do álbum "The Razor's Edge". Eles têm duas filhas, Joanne e Kala. Brian agora está casado com Brenda. Atualmente reside em sua casa em Sarasota na Flórida.


Angus Young : 
Angus Young, um dos nove filhos de William e Margaret Young, nasceu em Cranhill, Glasgow com seus irmãos mais velhos Malcolm Young, George e Alex. Angus começou a tocar violão quando tinha apenas 7 anos de idade. Seu vizinho tinha um violão e Angus costumava tocar sempre que o visitava. Seu primeiro violão, no entanto, foi um banjo que pertencia à sua família, em que ele mudou aafinação. Angus passou a tocar guitarra mais seriamente em 1963, ano em que sua família mudou-se da Escócia para a Austrália. Ele comprou uma Gibson SG após tê-la visto em um catálogo de um amigo. Enquanto não tinha sua Gibson SG, ele tocava numa velhaHöfner que era de seu irmão Malcolm. Um dos irmãos de Young, George (que tocava na banda The Easybeats), dava aulas de guitarra para Angus e Malcolm quando estava em casa após as turnês.
Antes de formar o AC/DC, Angus tocou num grupo chamado Kantuckee, e que a banda tinha como formação: Bob McGlynn(Vocal) Angus Young(Guitarra) Jon Stevens(Baixo) Foi a primeira banda a gravar uma fita demo para Stevie Wrights,classicamente conhecido como "Evie",num pedido de George Young A banda cresceu e mudou o nome para Tantrum,com outro vocal,Mark Sneddon.
Formação do AC/DC
Angus e Malcolm Young formaram o AC/DC em 1973. A primeira formação incluia Angus como guitarra solo, Malcolm como guitarra base, Colin Burgess na bateria,Larry Van Kriedt no baixo e Dave Evans nos vocais. A primeira música da banda chamou-se "Can I Sit Next to You Girl". Eles criaram o nome AC/DC após ter visto que estava escrito AC/DC atrás de uma máquina de costura da irmã Margaret. AC/DC é uma sigla em inglês que significa corrente alternada/corrente contínua de eletricidade.
Após tocar com a banda por um tempo, Angus desenvolveu a imagem de Schoolboy(Garoto da escola). Antes de ter a imagem de Schoolboy, Angus tentou outras imagens,como Spider-Man,Zorro,Gorilla e uma paródia do Super Man,nomeado de Super-Ang.A imagem de Schoolboy veio a ser uma marca registrada de Angus Young.O uniforme original foi retirado de sua escola secundária,Ashfield Boys High School,em Sydney.Há rumores de que ele não tinha tempo de trocar sua roupa antes de ir para os shows.Sua irmã Margaret sugeriu que ele vestisse o uniforme da escola, após Malcolm ter dito que cada membro da banda teria que ter uma vestimenta.Isso pode parecer irônico mas Angus não gostava muito de ir a escola. Eventos Recentes
Angus prefere manter sua vida privada fora da mídia,atualmente mora em Sydney, Austrália, também tem uma residência em Aalten, Holanda (por ele ter uma casa na Holanda, ele está numa lista das 500 pessoas mais ricas desse país). É fato também que se casou com sua esposa Ellen em 1980 pouco depois da morte de Bon Scott.
Em 24 de Agosto de 2006, Angus recebeu "Kerrang! Magazine's Legend Award",do editor Paul Brannigan.Paul Brannigan considerou AC/DC como uma das bandas mais importantes da história do Rock. e Angus Young também já foi coroado como maior ìcone do Rock por uma revista inglesa estando na frente de pessoas como Slash.
Guitarras
Angus usa a Gibson SG de vários modelos. É muito raro vê-lo com outro modelo de guitarra. De todos os modos, ele tem SGs e uma ES335s. Quando ele tocou "Rock Me Baby" com os Rolling Stones ele usou uma Gibson ES-335, usada pelo Keith Richard, essa é uma das poucas vezes que o vemos sem sua Gibson SG. Angus tem uma Gibson SG lendária de 1968, com os captadores T Tops. Outra Gibson SG é a de 1964 que ele usou para gravar o álbum Ballbreaker,tem Captadores patenteados. Todas essas tem captadores Alnico 5 de high output com matched coils. Angus usa encordoamentos Ernie Ball a aproximadamente 40 anos.
Amplificadores:
Angus usou Marshalls: JTM45s, JTM50s, JMP50s e Superleads. Seu amplificador principal é o JTM45, Costuma usá-lo ao vivo e em estúdio. Quando Young toca ao vivo, ele o usa através de uma caixa de isolação que ficar sob o palco e alimenta diretamente o sistema de PA. No estúdio, Angus usa frequentemente 100w Marshall Plexi para riffs e um pequeno Plexi(jmp50, jtm50, ou jtm45) para solos. Sempre usou caixas Marshall 4x12. (modelo 1982 e de 1960) com Celestion G12H 30 watts (nas velhas gravações), Vintage 30s (nas novas gravações) e G12M 25 watt.(em solos/overdubs on newer recordings).Ao vivo Angus disse para a Marshall que usa o Cabeçote de 1987 x 50Watts também.
O jeito energético de tocar de Angus foi influenciado por outros jovens guitarristas. Muitos dizem que a respeito de ser um grande fã de Chuck Berry, Angus "Plagiou" o famoso 'passo' do seu ídolo, no qual efetua batidas com o calcanhar do pé no chão, enquanto saltita com o outro. Seu trabalho com o AC/DC influênciou várias bandas, como principalmente a Def Leppard, até novos artistas como Ket And You and I (como fica exemplificado pela primeira música do quinto álbum desse artista: Ket and You and I). Angus cita como suas influências,Chuck Berry, Muddy Waters entre outros guitarristas de Rock/Blues.Angus e seu irmão Malcolm compõem atualmente todas as músicas do AC/DC. Angus admite ter um pouco de ajuda de seu irmão Malcolm em alguns solos como:Back in Black e Hells bells. Após AC/DC e principalmente o próprio Angus ter sofrido uma forte pressão da crítica por vários anos, que alegava que Angus e suas musicas do AC/DC tinham satanismo incluido. Após muito tempo sofrendo essas críticas, Angus não parou de fazer suas musicas com o mesmo tema, continuando com forte pressão,mesmo após ter falado abertamente que era Católico. "Não achei que muitas pessoas iam fazer alarme por musicas assim,não sou pregador de qualquer religião ocultista e muito menos do Satanismo"
Angus Young Está Classificado na Lista dos 100 Melhores Guitarristas, numa pesquisa feita pela Revista Rolling Stones. Ele se encontra na posição de Nº 96.

Malcolm Young : 
William e Margaret, pais de Malcolm Young, emigraram de Glasgow, Escócia para Sydney, Austrália em 1963 com George Young, Angus Young, Malcolm e Margaret deixando Alexander Young no Reino Unido. Passaram a residir no subúrbio de Burwood, New South Wales.
A banda de rock de George Young, The Easybeats, conquistou vários hits em primeiro lugar na Austrália entre 1965 e 1968 e obteve sucesso internacional com "Friday on My Mind". A primeira banda na qual Malcolm tocou chamava-se "The Velvet Underground" (não ser confundida com a banda nova-iorquina The Velvet Underground). Angus Young começou tocando em uma outra banda chamada Kantuckee.

Angus e Malcolm fundaram o AC/DC em 1973, quando Malcolm tinha 20 anos e Angus 18. Eles iniciaram turnê nacional em 1974 com o cantor Dave Evans.
O AC/DC relocou-se para o Reino Unido em 1976 e ficava cada vez mais famoso, fazendo diversas apresentações. Após a morte do cantor Bon Scott, produziram em 1980 o álbum Back in Black (que inclusive foi dedicado ao mesmo), com o cantor Brian Johnson.
Malcolm Young ausentou-se na turnê de 1988 para tentar acabar com seu vício em bebidas. Após um tempo, ele voltou à banda. Durante sua ausência, seu sobrinho Stevie Young ocupou seu lugar. Alguns fãs disseram que não haviam percebido isto, pois Stevie assemelhava-se muito ao Malcolm.
Malcolm é casado com uma mulher chamada Linda desde o início da carreira e tem uma filha chamada Cara (nascida durante a composição de Back in Black) e um filho chamado Ross (nascido em 1982). Ele passa a maior parte do ano no Reino Unido, retornando à sua residência em Sydney quase todo Natal.
Malcolm Young é citado no Who's Who In Australia em 2004-2005.
Influenciado pelo Rock 'N Roll dos anos 1950 e por guitarristas dos anos 1960 e 1970, Malcolm é considerado como o maior representante de guitarra rítmica do Rock.
Malcolm é o tema de uma música (e álbum) da banda de punk rock australiana Frenzal Rhomb: "Forever Malcolm Young" (Para Sempre Malcolm Young).
A revista Guitar Player disse uma vez que o segredo da técnica de Malcolm Young é tocar notas abertas através de amplificadores de tamanho médio em volume baixo com pouco ou nenhum aumento. Isto contradiz o senso comum dos guitarristas que a guitarra rítmica deve envolver poderosas e altas cordas usando amplificadores grandes.
Malcolm Young toca com uma Gretsch Jet Firebird de 1963, presenteada por Harry Vander. Ele chama sua guitarra de "A Fera".
Ele tocou com uma Gibson LS-6 entre 1974-1975 (no início da carreira), como visto em Baby Please Don't Go, música do álbum High Voltage australiano.
Parte do som de Malcolm deve-se ao uso de cordas de calibre pesado (.012-.056.). Elas produzem um som mais grosso, mas não são usadas para guitarra líder, como é o caso das cordas mais leves (.009-.042) usadas pelo seu irmão, Angus Young.
Malcolm também já possuiu uma 1959 Gretsch White Falcon que foi usada durante as turnês respectivas dos álbuns Back in Black e For Those About to Rock We Salute You. Mas ele disse que depois que alguém a "consertou", ela perdeu seu som distintivo, e então, livrou-se dela. Foi vendida há alguns anos atrás em um website de itens de rock stars, juntamente com um dos baixos Music Man de Cliff Williams. Malcolm tem recentemente usado outra Gretsch White Falcon nos concertos em Hampden Park e Hockenheimring na turnê Black Ice.
Tanto Angus como Malcolm usam amplificadores Marshall. Os que se situam atrás de Malcolm nos concertos são dois Marshall heads de 100 watts, um JTM45/100 1966 e o outro sendo um Superbass do final dos anos 1960 ou do início dos anos 1970, ambos sendo originais.
No último álbum, Black Ice, Malcolm disse que usou um programa chamado Amplitube nas músicas "Big Jack" e "Anything Goes"

Cliff Williams :
Em 1970, Cliff Williams começou com sua primeira banda, Home, com o cantor Mick Stubbs, Laurie Wisefield guitarrista, tecladista Clive John e o baterista Mick Cook. Em 1970 o grupo de rock progressivo lhes rendeu um contrato com a Epic Records e um LP de estréia foi lançado no ano seguinte sob o título "For A Hoarse Horse". Em novembro de 1971 Home abriu o show para o Led Zeppelin no Empire Wembley Pool na segunda apresentação do "Led Zeppelin's Electric Magic" que contou também com apresentações de circo e outras bandas de rock.
Em 1972, Jim Anderson substituiu Clive John nos teclados e Home lançou um álbum auto-intitulado, passando a ter seu primeiro e único sucesso com "Dreamer" em Novembro de 1972, que alcançou a posição #41 na parada de álbuns do Reino Unido. Seu próximo álbum, "The Alchemist" foi lançado em 1973, mas não teve muito sucesso. No entanto, quando o cantor folk britânico e compositor Al Stewart pediu para a banda Home abrir suas apresentações em sua primeira turnê americana em Março de 1974, Mick Stubbs saiu do grupo. Os outros se tornaram a "Al Stewart Band". A "Al Stewart Band" não durou muito tempo e Cliff Williams foi o próximo a deixar o grupo, formando a banda "Bandit" em 1974.

"Bandit" rapidamente conseguiu um contrato com a Arista Records e lançou um álbum auto-intitulado em 1977. Junto com Cliff estava o vocalista Jim Diamond (que passou a fazer sucesso como artista solo) e o baterista Graham Broad (que mais tarde se juntar a "Bucks Fizz" e a banda de "Roger Waters").






Assim que o baixista Mark Evans foi demitido logo após a gravação do álbum de 1977, "Let There Be Rock", Cliff foi recrutado como novo baixista. Após a primeira aparição com o AC/DC durante a turnê "Let There Be Rock", Cliff fez a sua estréia no álbum de estúdio da banda em 1978, "Powerage". Ele é conhecido por tocar firme, mas com toques básicos seguindo a guitarra-ritmo e também fazer o backing vocals junto com Malcolm Young.